Atividade visa conscientizar estudantes sobre a importância de guardar seus documentos, pois neles, ficam expostas partes de suas vidas

Essa atividade é desenvolvida com documentos como inventários, cartas, certidões. Eles, quando separados por décadas mais distantes, tendem a ser manuscritos, o que foge da realidade atual dos alunos, provocando um primeiro estranhamento ao compará-los com aqueles têm em suas casas. A ideia é fazer com que os estudantes tenham a consciência de que é importante guardar seus documentos, pois neles, ficam expostas partes de suas vidas.

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Nessa dinâmica pretende-se que o aluno obtenha dados do contexto do texto: “data, tipo de texto, autor” (ANASTASIOU; ALVES, 2005, p. 80). Neste caso, a abordagem de Estudo de texto foi utilizada “para os momentos de mobilização, de construção e de elaboração de síntese” (Idem).

No Centro de Memória a análise correrá por conta de documentos que compõem o acervo como, certidões, partes de um processo de inventário, cartas ou passaporte. Assim, conhecer e explorar o documento, no sentido de saber quem o produziu, qual a sua data, que tipo de documento é e para que serve. A escolha dos documentos deverá ser “acessível ao estudante e, ao mesmo tempo em que vá desafiá-lo, assim como o acompanhamento do professor, são condições de sucesso nessa estratégia” (Idem).

Mais informações em Manuscritos da História.