CMRJU guarda e conserva cerca de 40 mil processos entre os anos de 1882 e 2003

O Centro de Memória Regional do Judiciário da Universidade de Caxias do Sul guarda e conserva aproximadamente 40 mil processos da comarca de Caxias do Sul. São documentos que relatam disputas judiciais nas áreas cível e criminal, ocorridas no período de 1882 a 2003. São documentos que contam a centenária história de Caxias pela lente do Poder Judiciário.

O Centro de Memória é uma das principais fontes de pesquisa para entender em detalhes como o segundo maior polo econômico e populacional do Rio Grande do Sul se desenvolveu e como ele enfrentou as dificuldades sociais características dos grandes centros urbanos. Também é uma fonte relevante para compreender a formação social, política e econômica (mundo do trabalho) da região, que hoje se consolidou como o segundo polo metalmecânico brasileiro.

Além dos processos, o acervo do Centro de Memória Regional do Judiciário da Universidade de Caxias do Sul é composto também por atas, alvarás, livros de registros e de sentenças. Esta coleção de documentos permite o desenvolvimento de diversas pesquisas de caráter histórico e social, revelando detalhes que passam despercebidos em nosso cotidiano.

O Centro de Memória Regional do Judiciário está aberto para a comunidade e tem uma agenda de atividades específicas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio. É com este tipo de programas que o Centro de Memória Regional do Judiciário da Universidade de Caxias do Sul desenvolve a consciência de preservação patrimonial desde os primeiros anos da aprendizagem escolar. E assim, aposta na formação ética e justa da cidadania do habitante de Caxias do Sul.

 Créditos:
Criação: Daiana Cristani (PPG História – UCS)
Execução: Eduardo Borile Jr.
Fotos: Arquivo CMRJU