É possível verificar por meio da leitura do processo que a localidade é formada por muitas terras de plantio, onde as famílias residiam e plantavam seus alimentos para a própria subsistência

O primeiro processo diz respeito a uma medição de terras ocorrida no ano de 1882 (esse processo judicial passou pela intervenção de conservação, preservação e restauro, está arquivado na caixa 01B, sob o número 01.). É possível verificar por meio da leitura do processo que a localidade é formada por muitas terras de plantio, onde as famílias residiam e plantavam seus alimentos para a própria subsistência. Nesse período prevaleceu o regime da pequena propriedade e o trabalho livre. Instalado no lote colonial, o colono construía sua casa – de pedra ou de madeira, feita com técnicas e ferramentas rústicas (MACHADO, 2001).

Em 1890, Caxias do Sul conseguiu sua emancipação, ficando conhecida como Vila de Santa Teresa de Caxias (HERÉDIA, 1997). Devido ao crescimento e desenvolvimento, a cidade se organizou seguindo os moldes urbanos, pois em 1910 a chegada do trem marcou o novo status conquistado pela vila. Nesse ano, Caxias era elevada à categoria de cidade (MACHADO, 2001). A análise dos processos desse período mostra a existência de muitas disputas de terras e alguns comércios e empresas começam a surgir.