Ideia é fazer uma sinopse do documento, e trabalhar com os alunos, as questões sobre os direitos e deveres dos pais com relação aos seus filhos

A dinâmica no Centro de Memória pretende abordar os objetivos e algumas metodologias da atividade disponível no portal do professor. A dinâmica será com a utilização de documentos revendo as questões de justiça ou injustiça, que são inerentes dos documentos judiciais. Se a opção for por um processo de investigação de paternidade, por exemplo, a oficina tende a ser muito proveitosa, pois é um documento rico em elementos que versam sobre os direitos e deveres dos envolvidos.

A ideia é fazer uma sinopse do documento, e trabalhar com os alunos, as questões sobre os direitos e deveres dos pais com relação aos seus filhos. Através de questionamentos como: (1) O pai foi correto ao não querer cuidar de seu filho? (2) A mãe agiu corretamente em pedir o reconhecimento de paternidade? (3) A criança tem direito a ter um pai e uma mãe que zelem por ela? (4) Quais os deveres dos pais? (5) O juiz julgou corretamente?

Com esses questionamentos pretende-se desenvolver a oficina com o objetivo de que os alunos possam construir um conhecimento a partir de casos, que estão presentes em seu dia a dia, no convívio familiar e social. A atividade requer do aluno pensamentos que abordem a observação, interpretação, crítica, análise do caso, enfim o aluno pode, “vivenciar ideias, sentimentos, experiências, num movimento de reconstrução individual e coletiva” (ANASTASIOU; ALVES, 2005, p. 96). Pode ser criada uma imagem de uma balança, um dos símbolos da justiça, para que os alunos participem através de uma argumentação e preenchendo a balança com os direitos e deveres dos pais.

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No desenvolvimento dessa atividade os assuntos serão tratados sob o ponto de vista da ética, dos direitos e deveres dos cidadãos, das suas responsabilidades e da justiça. A atividade não é muito simples, e exige do professor um conhecimento prévio sobre o assunto, envolvendo leituras, diálogos com a turma, para fazê-los compreender a relevância da atividade para a construção do conhecimento.

 

Mais informações em A justiça na sala da aula.